Pode candidatar-se a formador das Escolas de Hotelaria e Turismo quem detém as habilitações literárias e profissionais exigidas a cada um dos grupos de recrutamento.
Preferencialmente, deverá ainda deter um CAP - Certificado de Aptidão Profissional de Formador, ou equivalente, e experiência profissional relevante nas áreas a que se candidata, especialmente no caso de disciplinas das áreas técnicas ministradas nas Escolas de Hotelaria e Turismo.
O candidato deverá indicar a escola/zona do país de sua preferência, bem como a sua disponibilidade. Caso ainda não conheça a sua disponibilidade, seleccione 'disponibilidade completa'. Mais tarde, terá oportunidade de a alterar ou confirmar junto da escola.
As Escolas de Hotelaria e Turismo têm uma oferta formativa muito variada:
As Escolas de Hotelaria e Turismo encontram-se distribuídas por todo o país.
Todavia a formação dirigida a profissionais do sector é muitas vezes realizada fora das instalações escolares.
Aquando da candidatura, deverá indicar a sua disponibilidade, assim como as escolas ou zonas do país a que se candidata.
Após validação, a sua candidatura será adicionada à Bolsa de Formadores do Turismo de Portugal, sendo-lhe enviada uma mensagem com essa informação.
As candidaturas residentes na Bolsa serão analisadas em função das necessidades de formadores verificada em cada uma das escolas, pelo que não é garantida uma resposta imediata à sua candidatura.
Quando uma escola a que se candidatou necessitar de um formador com as suas habilitações, poderá ser convocado(a) para uma entrevista individual.
Após serem entrevistados todos os candidatos elegíveis, a escola seleccionará um para essa vaga.
Pode-se candidatar a docente nas Escolas de Hotelaria e Turismo quem tem, no mínimo, um Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP) e formação e/ou experiência profissional comprovada (no caso de disciplinas técnicas) nas disciplinas ministradas no Turismo de Portugal.
Nesta página (Áreas de ensino a que se candidata) tem uma lista completa dessas áreas.
As Escolas de Hotelaria e Turismo contam com um quadro base de professores permanentes, que cobrem uma grande parte das necessidades de formação.
As valências mais procuradas para completar o quadro base são para ensino nas disciplinas técnicas (hotelaria, restauração e bar) e para os cursos de especialização virados para os profissionais do sector, mas também se procura para completar o quadro em disciplinas base do ensino secundário e pós-secundário, sempre que necessário.
A sua candidatura permanecerá na Bolsa de Formadores durante o tempo que desejar. Poderá efectuar actualização ou alteração do seu perfil, preferências e disponibilidades em https://pe.turismodeportugal.pt/sge_presentation, onde poderá fazer login com o seu nome de utilizador e password.